Busca de Produtos



PRODUTOS
Coeficientes de Arrasto
Cód. FM-1849-20
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Coeficientes de Arrasto. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
Descrição
 
São proporcionados dois cilindros transparentes para realizar a experiência, estes são cheios com fluidos de viscosidade variável. Uma bola afunda sob a ação da gravidade. O tempo e a distância do coletor são medidos. Incluído com a unidade são um cronómetro e 10 esferas de diferentes materiais e volumes. Na parte inferior do tubo de captação encontra-se uma câmara através da qual as esferas podem ser removidas sem grande perda de fluido.
 
Este aparelho foi projetado para experimentos o comportamento de sistemas de partículas-fluidos. A unidade vem com dois tubos montados verticalmente e iluminado por trás. Os alunos devem ser capazes de estudar a relação entre os coeficientes de arrasto de partículas caindo e seu valor de número de Reynold. A unidade também é fornecida com partículas de várias formas, tamanhos e densidades e durante as experiências os estudantes devem permitir que partículas individuais caião através de uma série de líquidos diferentes contidos em tubos de vidro verticais.
 
Durante os experimentos, os alunos devem medir a taxa de queda das partículas, cronometrando sua passagem entre duas marcas nas paredes dos tubos. Os efeitos do atrito são mínimos, uma vez que a maior partícula utilizada tem uma área projetada apenas uma fração da secção transversal do tubo. As partículas podem então ser removidas do fundo dos tubos sem a necessidade de drenar o líquido.
 
São fornecidas partículas de forma esférica bem como objetos de forma aerodinâmica para permitir uma comparação entre os seus coeficientes de arrasto.
 
O equipamento consiste essencialmente de dois tubos de vidro com precisão de 1.5m de comprimento e 94mm +/- 1 de diâmetro interno montados verticalmente sobre um escudo, de modo que todo o aparelho é montado na parede. É proporcionada uma guia na parte superior de cada tubo para introduzir as partículas com o mínimo de perturbação para o líquido.
 
As partículas são removidas com a mínima perda de líquido por meio de um dispositivo de válvula rotativo instalado no fundo de cada tubo. Dois tubos de vidro são iluminados por trás para permitir a observação clara das partículas que caem entre as marcas.
 
Experiências
  • Determinação dos coeficientes de arrasto de objetos esféricos sobre a amplitude do número de Reynolds.
  • Estudar os efeitos da separação da camada limite sobre o movimento de objetos esféricos.
  • Estudar o efeito da forma da partícula nas taxas de queda e nos coeficientes de arrasto.
  • Análise dimensional e similaridade dinâmica.
Especificações
 
Um aparelho simples projetado para experiências sobre o comportamento das características de fluido-partícula.
 
I) Vidro / Tubos de acrílico Transparente:
Material: borossilicato ou acrílico
Comprimento: 1.5m
Diâmetro externo: 100mm
 
II) Densímetros:
Gama: 0.7 a 2.0 g/ml, 0.1
 
Esferas
Diâmetro externo do alumínio aprox = 10mm
Diâmetro externo do alumínio aprox = 5mm
Diâmetro externo POM (Delrin) aprox = 10 mm
Diâmetro externo POM (Delrin) aprox = 5mm
Diâmetro externo PE6.6 (Nylon) aprox = 10mm
Formas linhas de fluxo: Dois materiais diferentes
Máx. Perm. Diâmetro = 10mm